PUBLICAÇÕES DE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA DO PROF. PEDRO HENRIQUE MEDEIROS

NEOMEDIEVALISMO: O QUE ESTE CONCEITO SIGNIFICA?

Neomedievalismo é um conceito bastante recente para tratar do fenômeno histórico e social de apropriação dos símbolos, imagens e mística medieval na modernidade.


Além disso, o conceito também envolve uma discussão histórica e historiográfica sobre questões relacionadas à temporalidade e ao papel da produção latino-americana acerca de um período histórico, que a princípio, não teria ocorrido nas Américas, isto é, a Idade Medieval.


Porém, tanto em movimentos políticos quanto em movimentos religiosos, de diversas vertentes, o que se tem percebido é que a crítica que tem sido feita sobre a modernidade, muitas vezes, está envolta em um desejo romântico de retorno, ou melhor, de criação da Idade Média onde ela não existiu.


É isso que essa publicação aborda.


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RELIGIÃO CIVIL AMERICANA E O IDEAL DE RUI BARBOSA PARA A REPÚBLICA BRASILEIRA

Religião Civil é mais um conceito importante para os estudos sobre a história da laicidade na modernidade.

 

Ao longo do século XIX, a ideia de transplantar o modelo republicano norte-americano para o Brasil enchia os olhos de diversos políticos liberais.

 

No post de hoje, o objetivo é apresentar como isso pode ser percebido num dos discursos mais emblemáticos de Rui Barbosa.

 

Um post não tem a intenção de abordar toda a questão nos pormenores, mas dentre as lacunas que ficam, está aquela que se refere a atuação dos missionários evangélicos americanos em todos os continentes, no século XIX.

 

Será que essa cultura cívico-religiosa aparece na atuação desses missionários? 

 

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Referências:

 

BARBOSA, Rui. Discurso no Colégio Anchieta (1903). In: Obras Completas de Rui Barbosa: discursos

parlamentares; v. 30, tomo I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1956.

 

BELLAH, Robert N. Civil Religion in America. Journal

of the American Academy of Arts and Sciences: Religion in America, v. 96, n. 1, 1967.

 

CATROGA, Fernando. A religião civil do Estado-Nação: os casos dos EUA e da França. Revista de História

das Ideias: O Estado, Coimbra, v. 26, 2005.

 

ROUSSEAU, Jean Jacques. Do Contrato Social; Ensaio sobre a Origem das Línguas; Discurso sobre a Origem

e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens; Discurso sobre as Ciências e as Artes. 3ª ed. São Paulo:

Abril Cultural, 1983.

 

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DOM ANTÔNIO DE MACEDO COSTA: 3 FASES DA TRAJETÓRIA DO MAIOR DEFENSOR DO ULTRAMONTANISMO NO BRASIL IMPERIAL

Antônio de Macedo Costa é sem dúvida o personagem mais emblemático da Reforma Ultramontana do século XIX.

 

Como bispo de Belém do Pará, ele empreendeu reformas e se envolveu, com vivacidade, em todas as polêmicas político-religiosas da história imperial, de tal forma que sua influência e autoridade excedeu e muito sua jurisdição episcopal.

 

As obras consultadas para esse post foram as seguintes:

 

VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maçonaria e a questão religiosa no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1980.

 

SANTIROCCHI, Ítalo. Questão de Consciência: Os ultramontanos no Brasil e o regalismo do Segundo Reinado (1840-1889). Belo Horizonte: Editora Fino Traço; São Luís: EDUFMA, 2015.

 

MEDEIROS, Pedro H. C. de. Pelo Progresso da Sociedade: a imprensa protestante no Rio de Janeiro imperial (1864-1873). 2014. Dissertação (Mestrado em História) UFRRJ.

PROF. PEDRO HENRIQUE CAVALCANTE DE MEDEIROS

Doutor em História pela UFRRJ. Licenciado e mestre pela UFRRJ.

 

Professor da Faculdade Batista do Rio de Janeiro – FABAT/Seminário Batista do Sul.

 

Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas dos Protestantismos – LABEP – UFRRJ – CNPq.

Bacharel em Teologia pela FAECAD.

Professor do Instituto Bíblico da Assembleia de Deus em Jardim Alvorada – IBADEJA.

Especialista em História da Igreja no Império do Brasil.

 

 

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